Topo

Realdor

ícone telefone3416.7329

Perguntas Frequentes

Tenho fibromialgia. Todas essas dores que eu sinto estão somente na minha cabeça?

A fibromialgia é uma síndrome clínica composta por vários sintomas e já reconhecida como uma doença e, como tal, precisa ser avaliada e tratada de forma adequada. Principalmente numa abordagem multidisciplinar.

Morfina sempre vicia?

Não. Os opióides, classe de medicação o qual a morfina faz parte, pode causar dependência psíquica e física. Por isso, é importante que sejam sempre prescritos e acompanhados por um médico que vai saber indicar seu uso corretamente.

Só se usa morfina para dores no câncer?

Não. Algumas vezes precisamos usar morfinas para dores intensas como: pós-operatórios, hérnias discais, queimaduras e traumas graves.

Tenho enxaqueca e tomo medicações com frequência para aliviar a dor. Posso fazer mais alguma coisa?

Pode. Hoje a base do tratamento da enxaqueca e de outras cefaleias são os tratamentos profiláticos que impedem o surgimento das crises. Isso é feito com mediação de uso contínuo por um período de tempo mais longo, bem como orientações higieno-dietéticas e comportamentais.

Tive o diagnóstico de hérnia de disco. Isso significa que vou passar por uma cirurgia de coluna?

Não. Na maioria das vezes, as hérnias de disco são tratadas com medicações, fisioterapia e pequenos procedimentos. A cirurgia fica restrita para os pacientes que não apresentam melhoras ou evoluem com fraqueza muscular.

Todo paciente com câncer vai morrer com dor?

Não. Hoje existem métodos minimamente invasivos que nos permite fazer com que o paciente, mesmo em estágio terminal, tenha a sua dor controlada permitindo uma melhor qualidade de vida.