Topo

Realdor

ícone telefone3416.7329

Noticias

A importância da termografia para o tratamento da dor.

Com o avanço da medicina e dos seus recursos,  muitas opções surgem para facilitar o diagnóstico e prevenção de disfunções, doenças, lesões pelo corpo e o tratamento da dor. 

Termografia (ou também termografia infravermelha) é um exame não invasivo que detecta a extensão das alterações funcionais, nervosas e vasculares, através de um registro fotográfico, no intuito de detectar possíveis disfunções no corpo. 

Diagnóstico

Com a utilização da termografia, o diagnóstico é feito com um mapeamento não invasivo através do calor e imagem infravermelha, sendo possível fazer uma avaliação da dor aguda e crônica, criando uma imagem térmica em áreas do corpo, e que indica o aumento e/ou a diminuição da temperatura gerada pela microcirculação da região afetada. 

Diversas cores são atribuídas as alterações de temperatura no corpo, permitindo que essa essa variação da termografia sendo analisada por um especialista, possa indicar alguma anormalidade no corpo, contribuindo com o tratamento da dor. 

A Real Dor, especializada no tratamento da dor em Recife, dispõe do exame da termografia, trazendo eficácia e agilidade no tratamento e alívio da dor. Com a avaliação em um exame da termologia, o médico analisa com  maior rapidez e eficácia a origem da alteração, direcionando o paciente para o tratamento mais adequado. 

 

Indicação da termografia

A termografia infravermelha é indicada em diversas áreas para diagnóstico e prevenção de várias doenças e tratamento da dor, entre várias elas:    

- Lesão do Esporte e do Trabalho

-  Risco de AVC e Infarto

- Recurso de diagnóstico funcional na fisioterapia

-  Síndrome do Túneo do Corpo

- Odontologia 

- Diabetes  (pé diabético)

- Dermatites

- Desordens sanguíneas

- Lesões em nervos sensitivos 

- Processos inflamatórios que estão atrelados a diversas patologias

- Disfunções do ATM e Dores Orofaciais

- Síndrome Dolorosa Complexa Regional (Distrofia Simpático Reflexa)

- Enxaqueca

- Fibromialgia

 

Benefícios da Termografia

Essa técnica tem contribuído para a eficácia de diagnósticos e tratamento da dor, avançando também na análise do progresso de tratamentos em andamento, e pode ser realizada para todos os tipos de pacientes, sejam crianças, gestantes, jovens, adultos ou idosos. Praticidade no exame termográfico, segurança em não haver qualquer tipo de contaminação, sendo totalmente segura. 

•    Aplicação Funcional

•    100% seguro

•    Sem risco de dor

•    Sem radiação

•    Sem contraste

•    Avaliação de corpo inteiro

 

Termografia para prevenção

A termografia, juntamente com outras ferramentas diagnósticas, é um exame que tem sido utilizado para detectar também doenças em estágio iniciais, como câncer de mama, dores na coluna, pescoço e síndromes de dores que não respondem a tratamentos comuns.

Assim, tratando dores crônicas e processos patológicos, a termologia permite decifrar a real origem da dor.